Comemoração da semana do meio ambiente baseada em práticas sustentáveis

Neste dia 05 de Junho, dia mundial do meio ambiente, temos muito a comemorar nas práticas sustentáveis para um futuro melhor para todos os setores econômicos.

Assim, o SINDALCOOL, estimula a discussão de pautas baseadas no compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Somos o maior produtor de energia renovável do Brasil 16,9% de participação na matriz energética, com a produção de etanol (hidratado e anidro) e a bioeletricidade (energia elétrica do bagaço de cana). Nas usinas, se pratica a sustentabilidade em todo o processo produtivo, com a introdução de novas tecnologias como a colheita mecânica e redução da queima da cana, a otimização do uso da água na indústria e reutilização de todos os resíduos gerados.

Uma parceria com a qualidade de vida. E menor poluição

Em reunião essa semana a CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), após a consulta pública, debaterá sobre a inciativa do governo federal em instituir o Renovabio.

O programa RenovaBio, é uma proposta de regulação que visa:

– induzir ganhos de eficiência energética, porque os automóveis aproveitam apenas 26% do combustível utilizado

– reconhecer a capacidade dos combustíveis promoverem descarbonização. A cana sequestra carbono da atmosfera, o etanol e o biodiesel evitam emissões poluentes.

RenovaBio promove o RECONHECIMENTO da capacidade dos biocombustíveis contribuírem para o meio ambiente e o desenvolvimento regional, algo que nunca aconteceu na história do etanol e do biodiesel, e que pode se estender ao biogás, o biometano e o bioquerosene. O programa busca induzir e reconhecer níveis superiores de:

Eficiência Energética na Produção e Uso de Biocombustíveis

Intensidade de Carbono (IC) de cada Biocombustível

Conceito integrado de Ciclo de Vida, e

Aplica-se inclusive a derivados de petróleo.

Renovação para o nosso sistema e oportunidade, UNICA, União da Indústria de Cana-de-Açúcar defende a aprovação e o andamento desse processo.

Para entender mais: Lançamento REnovaBioUma chance ao biocombustívelRenovaBio

Deixe o seu comentário