Tecnologia e inovação na produção paraibana

Tecnologia. A Paraíba inova e sai na frente no setor sucroalcooleiro. O presidente executivo do Sindalcool PB, dr. Edmundo Barbosa, esteve esta semana em Brasília para acompanhar o “Seminário Bioquerosene e RenovaBio”, na sede do CNPq. Na oportunidade ele também visitou o laboratório de pesquisas da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e sobre esta visita teceu o seguinte comentário:

“A visita ao Centro de Pesquisas Tecnológicas da ANP foi muito importante porque lá estavam alguns diretores, entre eles Aurélio do Amaral e Carlos Orlando, e na nossa estratégia de relacionamento contínuo com a ANP a visita foi importante para conhecer o único laboratório independente de validação de biocombustíveis no país. O laboratório passará também a fazer as análises de validação do bioquerosene”.

Barbosa também afirma que para a Paraíba esta visita foi especialmente importante por dois motivos, e explica: “Foi feita a instalação de um analisador do processo de destilação, uma iniciativa pioneira de inovação tecnológica que traz qualidade e está implantado numa de nossas empresas associadas, a Japungu Agroindustrial. O equipamento está em testes e entrará em funcionamento na próxima safra, então nós fomos convidar a ANP para conhecer, validar e acompanhar esse grande avanço tecnológico, que permitirá uma automação com mais produção e melhor eficiência energética durante o processo”.

E conclui: “Além disso, a ANP hoje pode prestar serviços, e foi desenvolvido na Paraíba um aditivo para o etanol cujo benefício será elevar o cetano e aumentar a competitividade com a gasolina C, oferecendo ao consumidor maior economia. Esse produto será testado pela superintendência de qualidade da ANP”.