Sindalcool compõe ação do Sebrae para desenvolvimento do Vale do Mamanguape

O lançamento do programa Território Empreendedor Sustentável ocorreu no dia 20 de maio deste ano. Promover o diálogo com o poder público e a comunidade local para que juntos possam garantir o desenvolvimento sustentável da região e, assim, os pequenos e micro negócios encontrem um ambiente favorável ao seu crescimento. Esse é o principal objetivo do programa, cujo piloto foi lançado no Vale do Mamanguape, Litoral Norte da Paraíba.
“A vocação do Sebrae é trabalhar o planejamento da gestão das pequenas empresas e dos pequenos negócios. Mas esses pequenos negócios não andam se não houver um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico. Para isso é importante que o poder público entre nesse processo, principalmente as prefeituras, que são os entes mais próximos dos cidadãos e das empresas”, afirmou o superintendente do Sebrae, Walter Aguiar.
Segundo ele, o programa visa dar suporte às prefeituras municipais para que, junto ao Sebrae, possam fazer um planejamento estratégico e vejam a real vocação dos municípios. “Se o poder público tem isso muito claro, isso vai ajudar a criar estratégias que possam favorecer o microempreendedor a conseguir lançar seu negócio e até mesmo a mantê-lo de forma sustentável”, explicou Aguiar.
O Vale do Mamanguape, região composta por 12 municípios, tem como grandes propulsores da economia local o agronegócio, incluindo o setor sucroalcooleiro, e o setor turístico, devido às praias que possui no Litoral Norte da Paraíba. Para a prefeita de Mamanguape, Maria Eunice, a iniciativa é de grande importância para a região. “Nós, enquanto gestores, precisamos buscar parcerias, tanto como com órgãos como o Sebrae, como também com os outros municípios, para que possamos nos fortalecer. No caso de Mamanguape, por exemplo, sabemos que temos uma grande produção rural e um comércio bastante fortalecido. Isso, em união com os outros municípios, de maneira planejada, pode nos dar grandes resultados”, disse.
Este programa conta também com o apoio do SINDALCOOL, Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool, e com relação a esta parceria, o Presidente Executivo Dr. Edmundo Barbosa afirmou que o programa vem ocorrendo com êxito: “no dia 20/06 será o quarto encontro. Ampliamos o relacionamento entre os prefeitos e secretários e todas as entidades dos 12 municípios. O Sindalcool está participando para que o Vale do Mamanguape tenha cada vez melhores indicadores de desenvolvimento humano e prosperidade”.