Aconteceu na última quarta-feira, 10/04/19, o Workshop sobre BioQAV e Diesel Verde, em Campinas/SP. O evento teve como objetivos a elaboração de um estudo sobre oportunidades e desafios para produção de BioQAV no Brasil, e a definição de pelo menos três pontos de ação para o avanço da produção e uso de BioQAV e Diesel Verde no país.

Para tanto, foram reunidas diversas lideranças do setor, estando presentes no Instituto de Biologia da UNICAMP representantes das seguintes instituições: Abiogás, ANP, Boeing, Bosch, Embraer, FGV, GIZ, GOL, Hytron, ITC, Lanzatech, MAHLE, MCTI, Mitsui, MME, Petrobras, RenewCo, RSB, Sindalcool/PB, Soleá, UFRN, UFPB, e UNICAMP.

Jaime Fingerut (ITC) foi um dos palestrantes do dia e abordou o tema “O mercado de etanol e a disponibilidade de cana-de-açúcar.” Ele afirmou que “o evento cobriu de forma bem completa as rotas para a produção de bioquerosene de aviação, e uma das rotas possíveis é aquela que começa com, por exemplo, cana-de-açúcar, etanol – que em seguida passa por uma conversão catalítica, e chega no bioquerosene de aviação e/ou no diesel renovável e outros combustíveis, com agregação de valor. O evento foi muito completo.”