Veja a primeira edição da Agenda da Mobilidade Sustentável

O Sindalcool-PB promoveu o evento “Agenda da Mobilidade Sustentável” no auditório do Eco Business, no bairro de Miramar, às 8h, na última quarta-feira (24). 

Este primeiro encontro consolidou-se como uma oportunidade ímpar para discutir e explorar as inovações na descarbonização e sustentabilidade, áreas críticas para o desenvolvimento do estado e do país. 

O evento superou as expectativas de participações. Estiveram presentens renomados líderes políticos, incluindo membros do Governo da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa, vereadores, deputados estaduais, secretários municipais e estaduais.

Houve a presença de convidados ilustres como o Dr. Plínio Nastari, diretor da consultoria agrícola Datagro e especialista no mercado de biocombustíveis; João Irineu, diretor de Compliance de Produtos da Stellantis South America, um dos maiores conglomerados automotivos do mundo; e o Dr. Sálvio Dino, assessor jurídico do Sindicanalcool -MA/PI e coordenador do Fórum de Educação Ambiental do Maranhão.

Confira o vídeo do evento no IG do Sindalcool-PB: clique aqui.

Também estiveram presentes os empresários, diretores das usinas e produtores de etanol da Paraíba.

 

Programação do evento:

8h00 – Credenciamento

8h30 – Abertura oficial: Dr. Gilvan Celso Cavalcanti de Morais Sobrinho, Presidente da Miriri Alimentos e Bioenergia S.A.

8h45 – Inovar para Descarbonizar

João Irineu Medeiros: Diretor da Stellantis South America, apresentará as iniciativas da indústria automobilística para a descarbonização da mobilidade

Erick Melo, Diretor do Polo de Inovação EMBRAPII: abordará as tecnologias de inovação para a mobilidade sustentável

Euler Macedo, Diretor do CEAR – UFPB e EMBRAPII: discutirá o papel da academia na pesquisa e desenvolvimento para a mobilidade sustentável

9h30 – Avanços das Cidades pela Sustentabilidade

André Agra – Auditor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba: apresentará os desafios e oportunidades para o desenvolvimento de cidades sustentáveis

Cícero Lucena, Prefeito de João Pessoa: compartilhará as experiências de João Pessoa na promoção da mobilidade sustentável (Representado pelo secretário de Meio Ambiente)

Thiago Lucena, Vereador de João Pessoa: mediador do painel

10h30 – Agenda da Mobilidade Sustentável

Plínio Nastari, Diretor da Datagro: apresentará as tendências da mobilidade sustentável no Brasil e no mundo.

João Azevedo, Governador do Estado da Paraíba: discutirá a agenda da mobilidade sustentável no Estado da Paraíba

Sálvio Dino Júnior, Coordenador do Fórum de Educação Ambiental do Maranhão

 

Diretor da Stellantis confirma produção de até 20% de carros exclusivamente a etanol para impulsionar descarbonização

Durante sua palestra, João Irineu, vice-presidente de Compliance de Produto da Stellantis para a América do Sul, anunciou a inclusão de carros movidos exclusivamente a etanol nos planos de descarbonização da empresa, que é dona de marcas como Fiat, Peugeot, Citroen, Jeep e outras.

Esses veículos contarão com motores mais eficientes para otimizar o uso do biocombustível.

Irineu destacou a importância de ter 10 a 20% da frota da Stellantis movida a etanol até 2030 para alcançar a meta de descarbonização de 50%. “Para descarbonizar 50% até 2030, vamos precisar de um mix de carros em que 10 a 20% da frota roda com etanol, assim não faremos uma transição energética disruptiva. O etanol é uma solução de massa”, disse o executivo. 

Os carros movidos exclusivamente a etanol fazem parte do plano Bio-Hybrid da Stellantis, que visa oferecer soluções acessíveis para uma transição eficiente rumo à mobilidade sustentável. 

A empresa estabeleceu metas para reduzir emissões, com a previsão de atingir uma redução de 50% nas emissões de CO até 2030 e alcançar emissões líquidas zero até 2038.

 

Mobilidade sustentável voltará a ser discutida em João Pessoa

A Agenda da Mobilidade Sustentável não se limitará à primeira edição, pois o Sindalcool-PB confirmou a continuidade do evento em João Pessoa. A próxima edição está agendada para 18 de março, conforme anunciado pelo presidente-executivo da instituição. 

O evento promete manter o foco na mobilidade sustentável e reforçar a posição do etanol, consolidando seu papel fundamental no cenário atual.

 

Confira as fotos da primeira edição do evento: clique aqui (créditos: Igo Felipe).