ALPB aprova Projeto que Incentiva o Etanol

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deu um passo significativo em direção à sustentabilidade ao aprovar, em sua sessão de quarta-feira (10), o Projeto de Lei 1.326/2023, que Institui a Política Estadual de Incentivo ao Consumo do Etanol no Estado da Paraíba. Proposto pelos deputados Tovar Correia Lima (PSDB) e Danielle do Vale (Republicanos), o projeto visa promover o uso do etanol como combustível limpo e renovável.

A política estadual, intitulada ‘Etanol no Tanque, Progresso no Horizonte’, busca incentivar o consumo do combustível sustentável, promover o agronegócio e fortalecer o setor sucroenergético. Além disso, prioriza ações para reduzir a emissão de carbono na agropecuária.

De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), a safra 2022/2023 alcançou um recorde histórico desde 1980, com uma produção auditada de 7,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Isso gerou um faturamento superior a R$ 971 milhões e contribuiu significativamente para a economia estadual, empregando 19.353 pessoas e representando 3% do PIB paraibano.

No último ano, o uso do etanol na Paraíba contribuiu para evitar a emissão de 401.494 toneladas de CO2, demonstrando o impacto positivo dessa iniciativa para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos paraibanos.

*Sindalcool-PB e Assessoria do deputado Tovar Correia Lima