Confira como foi o FINEP DAY em João Pessoa

 

Na manhã desta sexta-feira (22), o auditório da Asplan foi palco de um evento de grande importância para o cenário da inovação e sustentabilidade na Paraíba: o Finep Day em João Pessoa. Promovido pelo Sindalcool-PB em parceria com a Asplan, UFPB e Finep, o evento teve como principal objetivo divulgar as linhas de crédito e os editais lançados pela Finep, voltados para impulsionar a inovação e a sustentabilidade, além de promover a integração entre empresas e instituições de ensino e pesquisa, como UFPB, IFPB, UFCG, EMBRAPII, entre outros.

O evento começou com um agradável coffe break no hall do auditório, proporcionando um ambiente propício para networking e troca de experiências. 

A abertura ficou por conta do presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa, que ressaltou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento regional.

O primeiro painel, intitulado “Apresentação dos editais do programa Mais Inovação Brasil“, contou com a presença da professora Erika Santana, do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira da UFPB, e de representantes da Finep, Ossi Ferreira e Rafaelly Fortunato. Rafaelly detalhou os editais abertos da Finep nas áreas de Bioeconomia, Cadeias Agroindustriais Sustentáveis, Aviação Sustentável e Energias Renováveis, destacando as oportunidades disponíveis para empresas e instituições interessadas em inovar.

Neste mesmo painel, o economista Marcelo Martins, representando o Sindalcool-PB, ofereceu uma visão abrangente do setor de bioenergia na Paraíba, destacando suas contribuições para impulsionar a matriz energética renovável do Brasil e sua importância na mitigação das mudanças climáticas. Além disso, ele destacou as rotas tecnológicas do setor, que incluem o SAF (Combustível de Aviação Sustentável), E-Metanol, Hidrogênio Verde, Etanol de Celulose Bioquímico e CO2 Biogênico. 

No segundo painel, “Apresentação das linhas de crédito da Finep“, Rafaelly apresentou as diversas linhas de crédito disponíveis, enquanto o Instituto Argo Tech, representado pelo diretor de operações Helano Rangel, compartilhou suas soluções tecnológicas inovadoras. Além disso, o gestor de novos negócios do Banco do Nordeste, Idevânio Rodrigues, explicou como o banco está financiando projetos na área de inovação.

O último painel, “Ecossistema de Inovação da Paraíba“, contou com a participação de diversos especialistas, incluindo o professor Salomão Medeiros do IFPB, o CEO da Avati, Carlos Eduardo (Novinho), e José Bezerra, apresentando o Farol Digital. 

O diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, professor Euler Macedo, estava na plateia e ressaltou a importância do evento para estreitar as relações entre empresas e instituições de pesquisa, impulsionando o desenvolvimento regional através da inovação.

O CEAR tem esse cuidado de procurar sempre inovar, mas não só nas questões de patentes, na produção de artigos científicos e, sim, de trazer essas tecnologias que os nossos pesquisadores têm capacidade inventiva de colocar no mercado. Esse tipo de evento faz com que haja um estreitamento das relações entre as empresas e o setor que realiza pesquisa e inovação, como o caso da universidade, que muitas vezes não tem o meio para colocar isso no mercado”, disse Euler, que também destacou que  o CEAR tem diversas parcerias em andamento e que faz parte da EMBRAPII.

Com isso, o Sindalcoo-PB, em colaboração com seus parceiros, reafirma seu compromisso de fomentar a inovação e a sustentabilidade na Paraíba.

 

 

Veja abaixo as apresentações disponiblizadas durante o evento:

UFPB:

DTS_UFPB – Finep Day João Pessoa -Erika – Mar 24

FINEP:

Finep – Finep Day João Pessoa – Ossy e Rafaelly – Mar 24

Argo Tech:

ICT Argo – Finep Day João Pessoa – Helano – Mar 24

BNB:

BNB – Finep Day João Pessoa – Idevânio – Mar 24

AVATI:

AVATI – Finep Day João Pessoa – Novinho – Mar 24

Farol Digital:

Farol Digital – Finep Day João Pessoa – Jose Bezerra – Mar 24

IFPB (O IFPB não apresentou o material durante o evento, mas disponilizou a apresentação para quem tiver interesse):

IFPB_Apresentação_Centro_Energias_IFPB_Dezembro2023_Empresas

IFPB_Polo_de_Inovacao_Apresentacao_IFPB-15-02-2024

Sindalcool-PB:

FINEP DAY – SINDALCOOL