Efeitos da política climática da China sobre a saúde se estendem por todo o Pacífico

A melhoria da qualidade do ar pode evitar cerca de 2.000 mortes prematuras só nos EUA.

O MIT Joint Program on the Science and Policy of Global Change publicou no dia 22 de julho um estudo sobre a melhoria da qualidade do ar, que pode chegar a evitar duas mil mortes prematuras caso a China, maior emissor de GEE do mundo, cumpra os acordos de compromisso climático de 2030.

O estudo revela que se a China reduzisse a emissão de gases causadores do efeito estufa, evitaria mortes prematura por todo o pacífico. Mostrando que com o cumprimento, usando uma estrutura de modelagem que combina um modelo econômico energético com um modelo químico atmosférico, e assumindo uma política climática consistente com o compromisso da China de atingir o pico de emissões de CO2 em 2030, os pesquisadores descobriram que as concentrações de ozônio atmosférico na China cairiam em 1,6 partes por bilhão em 2030 em comparação com um cenário sem políticas, evitando assim 54.300 mortes prematuras – quase 60% das resultantes de PM2,5 que são partículas finas que decorrem do processo de combustão com 2,5 micrômetros de diâmetro podendo passar pelos nossos pulmões e ir para o suprimento de sangue tornando um “assassino invisível” . O total de mortes prematuras evitadas na Coreia do Sul e no Japão é de 1.200 e 3.500, respectivamente, principalmente devido às PM2,5; para o total dos EUA, 1.900, o ozônio é o principal contribuinte devido à sua maior vida útil na atmosfera.

O total de mortes evitadas nesses países corresponde a cerca de quatro por cento das mortes na China. Os pesquisadores também descobriram que uma política climática mais rigorosa levaria a ainda menos mortes prematuras nos três países de Downwind, bem como na China.

O estudo inova ao mostrar que os co-benefícios da política climática pela redução das mortes prematuras relacionadas ao ozônio na China são comparáveis aos das PM2,5, e que os co-benefícios da redução dos níveis de ozônio e PM2,5 não são insignificantes além das fronteiras da China.

“Os resultados mostram que a política climática na China pode influenciar a qualidade do ar mesmo em lugares tão distantes quanto os EUA”, diz Noelle Eckley Selin, professora associada do Instituto de Dados, Sistemas e Sociedade do MIT e do Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias (EAPS), que co-dirigiu o estudo. “Isso mostra que a ação política sobre o clima é de fato do interesse de todos, tanto no curto quanto no longo prazo.

A constatação de que a poluição atmosférica pode ser transportada a milhares de quilómetros da sua fonte levou a uma nova reflexão entre os funcionários responsáveis pela qualidade do ar nas cidades dos EUA.

A legislação dos EUA destinada a impor a qualidade do ar – principalmente o Clean Air Act – tem uma regra de eventos excepcionais que concede isenções às cidades se estas puderem demonstrar que a fonte do dia da má qualidade do ar estava fora do seu controle.

A china ainda é muito dependente do uso de combustíveis fosseis, e conta com aglomerado de veículos circulando por todo o pais, isso se deve a elevada população de aproximadamente 1,386 bilhões de habitantes