Expansão da produção de biocombustíveis no Brasil e contexto pós-pandêmico da safra da cana-de-açúcar são focos do evento Santander DATAGRO Abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol 2022/23

Este ano, o evento retorna ao formato presencial, com transmissão online simultânea, para que importantes personalidades políticas e do setor Sucroenergético discutam as principais inovações em sustentabilidade, ESG, biocombustíveis, assim como a situação da safra 2021/22 e o que esperar da safra 2022/23 em um cenário pós-pandemia

 

Considerado um dos principais eventos do setor, a Abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol 2022/23, organizado pela DATAGRO, principal empresa de consultoria do ramo, em parceria com o Banco Santander, acontecerá em formato híbrido no dia 9 de março em Ribeirão Preto – SP. Nesta sexta edição, palestrantes trarão considerações relevantes sobre a perspectiva dos setores Sucroenergético a nível nacional, e o contexto do mercado em um cenário pós-pandêmico.

Por ser o maior produtor e exportador de açúcar do mundo, e um dos maiores exportadores de etanol, o Brasil tem um papel essencial no debate mundial sobre o desenvolvimento do setor e a expansão da produção de biocombustíveis.

Nos últimos dois anos, o setor observou: movimento de varejo e recreação menor do que no período pré-pandemia, a primeira queda de consumo de açúcar em 40 anos na indústria, o choque mundial na demanda de combustíveis, entre outros desafios.

Portanto, os temas dos painéis deste ano incluirão discussões sobre: o papel do etanol na COP26; o posicionamento ESG do setor; novas tecnologias; fundamentos do mercado mundial; avaliação da safra 2021/22 e estimativas para a safra 2022/23; e novas fontes de financiamento para o setor.

Após duas edições no formato online, espectadores terão a opção de atender ao evento de forma presencial, no centro de eventos Taiwan, ou virtual, através da plataforma Strix.One. A cerimônia de abertura do evento será gratuita e aberta para todo o público, transmitida através do canal da DATAGRO no Youtube.

Em sua última edição, realizada de forma online em dois dias, o evento reuniu 34 palestrantes e mais de 5.000 participantes.

Há 6 anos, o DATAGRO Abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol reúne as mais expressivas lideranças políticas e executivas para debater e analisar a situação atual do setor Sucroenergético, assim como as inovações e perspectivas do mercado.

Entre alguns nomes de palestrantes confirmados, este ano, estão: Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, Diretor do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia; Mário Campos, Presidente da SIAMIG e FNS – Fórum Nacional Sucroenergético; Jeremy Austin, Diretor Geral da Sucden Brasil; Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto; Ernani K. Judice, Fundador e CEO da Agrion Agrisolutions; Guilherme Meira, Senior Investment Officer – South America na Proparco; Flávio Castellari, Diretor Executivo da APLA – Arranjo Produtivo Local do Álcool; Mateus Mondin, Professor, Departamento de Genética da ESALQ – USP; e Plinio Nastari, Presidente da DATAGRO Consultoria.

Inscrições

Mais informações e valores de ingressos disponíveis no site: https://conferences.datagro.com/eventos/datagro-abertura-de-safra-cana-acucar-e-etanol-2022-23/

Link da abertura gratuita no Youtube:
https://youtu.be/H42hSBhPfcE

Programação do evento

Data: 09 de março de 2022

Local: Centro de eventos Taiwan – Av. Dr. Francisco Gugliano, 2710 – Royal Park, Ribeirão Preto

Horário: 8h00 às 20h00

Sobre a DATAGRO

A DATAGRO é uma consultoria agrícola independente, que produz análises e dados primários sobre as principais commodities agrícolas. Com mais de 35 anos de experiência, analisa os mercados de açúcar, etanol, energia, milho, soja, carnes, e suas relações com a economia como um todo. Concentra suas atividades em cinco escritórios – Alphaville/São Paulo, Ribeirão Preto, Santos, Recife e Nova York (EUA). Através de análises inovadoras e diferenciadas, fornece ferramentas para uma melhor compreensão do mercado, agregando valor ao posicionamento estratégico e comercial de seus Clientes.

A DATAGRO assessorou empresas privadas e governos em iniciativas relacionadas a planejamento energético (em etanol, gasolina e outros biocombustíveis), desregulamentação, integração e disputas comerciais no US-ITC e na OMC. Além disso, a DATAGRO trabalha continuamente para a diversificação da indústria agroenergética e o desenvolvimento dos biocombustíveis em diferentes países do mundo. A base de clientes da DATAGRO é formada por produtores agrícolas, trading companies, bancos, distribuidores de combustíveis, fornecedores de insumos, governos, fundos de investimentos, empresas de logística, e agências de informação de todo o mundo.

Sobre o Santander Brasil

O Santander Brasil iniciou suas atividades no País em 1982 e, entre fusões e aquisições de mais de 70 bancos, criou estruturas competitivas de Atacado e Varejo. É parte do Grupo Santander, maior banco da zona do euro em valor de mercado, com presença relevante em 10 países-chave da Europa e da América. Única instituição financeira internacional com forte presença no Brasil, conta com mais de 47 mil funcionários, mais de 3,8 mil agências e Postos de Atendimento Bancários (PABs), aproximadamente 37 mil terminais de autoatendimento, além de escritórios regionais para atender a mais de 26 milhões de clientes ativos. Eleito o banco mais sustentável do ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade em 2019, o Santander Brasil busca promover, cada vez mais, negócios inclusivos e ambientalmente responsáveis.