Pauta de exportação do setor sucroenergético da Paraíba

Uma Conquista Histórica: Açúcar Paraibano Embarca para o Mundo pelo Porto de Cabedelo

É com grande entusiasmo que compartilhamos uma notícia que entrará para a história do setor sucroenergético da Paraíba. Pela primeira vez em nossa trajetória, estamos celebrando a exportação de 20 mil toneladas de açúcar paraibano através do Porto de Cabedelo. Esse marco representa não apenas um grande feito para o nosso estado, mas também um símbolo do potencial e da excelência da nossa indústria açucareira.

Os embarques de açúcar e etanol em 2023 estão desempenhando um papel fundamental no cenário econômico da Paraíba, representando 54% do volume total de exportações do estado por via marítima e contribuindo com 30% do valor total das exportações, expresso em milhões de dólares. Esse êxito não teria sido possível sem a colaboração e o esforço conjunto de todos os envolvidos, desde os produtores de cana-de-açúcar até os profissionais do Porto de Cabedelo.

Há anos, a exportação de açúcar paraibano pelo Porto de Cabedelo tem sido um objetivo almejado por nossa indústria, e hoje, finalmente, podemos celebrar essa conquista tão esperada. Esse feito é fruto de uma cooperação ampla e determinada entre todos os setores envolvidos, demonstrando o comprometimento e a capacidade de superação do nosso estado.

Para fornecer uma visão mais abrangente sobre essa conquista e o desempenho do setor sucroenergético na Paraíba em 2023, a equipe do Sindalcool-PB preparou um documento detalhado sobre a Balança Comercial da Paraíba no período de janeiro a agosto de 2023 e o destaque do Setor Sucroenergético nas exportações por via marítima. Neste relatório, você encontrará dados e informações que demonstram o impacto positivo do nosso setor na economia estadual e nacional.

Convidamos a todos a explorar esse documento, que reflete o trabalho árduo e a dedicação de todos os profissionais envolvidos na indústria sucroenergética da Paraíba: clique aqui para ver o documento.