No dia 19 de setembro o Presidente Executivo Dr. Edmundo Coelho Barbosa (Sindalcool) se reuniu com o presidente do Banco do Nordeste Romildo Rolim, na sede do Banco em Fortaleza-CE

A pauta da reunião foi Etanol e Bioquerosene. Foi definido como objetivo de uma próxima etapa a realização de um seminário interno no BNB a fim de discutir os investimentos na produção de Bioquerosene pela rota AJF Álcool Jet Fuel. A demanda atual de Bioquerosene é forte e se caracteriza em 3,5 bilhões de litros para suprir as empresas aéreas com a substituição de até 50% do querosene fóssil.

Atualmente 1 litro de etanol equivale a 700ml de bioquerosene, a um preço de mercado de US$ 0,80cts de Dólar.

O Presidente do Sindalcool Edmundo Barbosa ressaltou: “Nós estamos em um período de transição para uma economia de baixo carbono, como também um momento de transição para uma nova indústria, e no mesmo momento, com aproximadamente 100 empresas em processo de recuperação judicial. Por outro lado, estamos comemorando 40 anos da primeira fase do Proálcool esta semana, programa exitoso que tem contribuído para a independência energética do Brasil, tanto é que tivemos uma participação de 46% no abastecimento de veículos leves. A iniciativa de promover a produção desse novo produto, Bioquerosene, mostra a capacidade desta agroindústria de se reinventar, para suprir as empresas aéreas na única alternativa possível em reduçao das emissões, através da substituição do combustível fóssil pelo Bioquerosene, como já acontece no hemisfério norte em milhares de voos. Aqui no Brasil, a Gol já realizou mais de 300 voos utilizando Bioquerose, essa tecnologia está madura, prova disso é que existe o apoio e a participação de empresas como a Boeing e Embraer.”

#EuPrefiroEtanol