Fundado em dezembro de 1981 como Associação de Produtores de Álcool, o Sindalcool é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos que congrega empresas de toda a cadeia produtiva do setor de açúcar e biocombustíveis com operações na Paraíba. Assim, coordena, representa e defende os interesses de seus associados quanto ao desenvolvimento do setor e do mercado de energia limpa e renovável no Brasil, promovendo e divulgando a utilização dos biocombustíveis no País.

Nossos principais objetivos:

Representar e promover o setor sucroenergético no País e no exterior, perante o governo brasileiro, as demais entidades do setor de biocombustíveis brasileiro, a imprensa, ONGs, empresas e a sociedade civil.

Acompanhar o avanço do setor sucroenergético no País, produzindo informes e relatórios sobre produção e demandas, a capacidade instalada e suas taxas de crescimento; divulgando aos membros do Sindalcool as atuais oportunidades de negócio no setor, e para a sociedade brasileira a importância e as vantagens dos biocombustíveis, bem como a urgência da substituição dos combustíveis fósseis no País.

Servir de ponto de encontro e debate para as empresas do setor, por meio de reuniões estratégicas com autoridades e especialistas, atividades desenvolvidas em nossos grupos de trabalho, assembleias e plenárias periódicas para os associados.  

Missão

Inserir e ampliar o uso dos biocombustíveis na matriz elétrica brasileira, fomentando o desenvolvimento de um setor sucroenergético nacional com qualidade, profissionalismo, competitividade e sustentabilidade.

Visão

Ser a associação de referência do setor sucroenergético que representa com legitimidade, ética e transparência as empresas e os profissionais desse setor.

Valores

  • Profissionalismo;
  • Qualidade;
  • Ética e confiança;
  • Sustentabilidade e respeito ao meio ambiente;
  • Cooperação, colaboração e parceria entre os atores do setor sucroenergético e os tomadores de decisão do país.