Sindalcool e Parque Tecnológico promovem mobilização visando implantar programa de transformação digital nas indústrias paraibanas

O Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool-PB) convida técnicos e engenheiros da indústria sucroalcooleira para participarem, na próxima segunda-feira (31), das 15h00 às 16h30, por meio de plataforma virtual, da apresentação do Programa de Revitalização da Indústria Nordestina – NE 4.0.

O referido programa tem como meta apoiar a revitalização da indústria nordestina no processo de transformação digital e beneficiará 40 indústrias da região, 80 gestores industriais e ainda 40 alunos de pós-graduação, selecionados por meio de edital público, que receberão bolsas de R$ 1.800 reais, durante seis meses.

O programa consiste na análise e aplicação de diagnóstico de capacidade da indústria 4.0, e na execução da residência tecnológica em quatro polos: Alagoas/Sergipe; Ceará, Paraíba/Rio Grande do Norte; e Bahia e Pernambuco (na região do Sertão). Ao final serão desenvolvidos projetos de manufatura avançada (Indústria 4.0) para as empresas participantes.

Cada empresa disponibilizará dois funcionários que participarão da residência tecnológica. As aulas ocorrerão em cada polo com a supervisão da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE). As atividades, em cada polo participante, ficarão a cargo de instituições parceiras (Instituto Metrópole Digital – IMD, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTcPB, a Universidade Federal de Alagoas – UFAL, a Universidade Federal de Sergipe – UFS e a Universidade Federal do Ceará – UFC).

O evento conta ainda com o apoio da Sudene, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Instituto Metrópole Digital, Universidades Federais de Alagoas, Ceará e Sergipe, IFPB e Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa.