A iniciativa dos cursos segue as práticas de ESG da produção do etanol e tem como proposta o tema “Onde tem nascente tem abelha, lugar de  boi é no pasto”.

O Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool da Paraíba (Sindalcool-PB) realizou nos últimos dias 13, 14 e 15, no Centro de Treinamento Parque da Mata, no município de Rio Tinto-PB, uma capacitação em apicultura para trabalhadores da indústria. As aulas práticas foram realizadas em apiários de Jacaraú-PB. O curso introdutório aconteceu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Mamanguape. 

Durante a capacitação, que teve 24 horas de duração com aulas teóricas e práticas, os participantes receberam orientações para fazer o manejo correto com a prática de apiário. Foram abordados temas como noções de segurança e saúde no trabalho, cidadania e conservação do meio ambiente; História e Biologia das abelhas; Conhecimento e manuseio de apetrechos, ferramentas, implementos, acessórios e EPI apícolas; Preparo do fumigador, incrustação de cera alveolada e arameo de quadros; Escolha do local e Instalação do apiário; e Captura e povoamento do apiário.

A iniciativa do curso está dentro das normas de ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa) do Sindalcool-PB e teve como proposta o tema “Onde tem nascente tem abelha, lugar de  boi é no pasto”, que também pautou as discussões. 

“Esse foi um dos temas discutidos. A preservação da água e a conservação das nascentes já é feita por apicultores na Paraíba. Contudo, alguns fazendeiros menos esclarecidos colocam gado solto nas nascentes, o quê prejudica o trabalho dos apicultores e as nascentes de água”, disse o presidente do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa. 

A apicultura é uma atividade que potencializa a capacidade produtiva do meio ambiente e, na Paraíba, é considerada uma boa oportunidade de geração de emprego e aumento da renda para a agricultura familiar. 

Ao fim do curso, que foi ministrado pelo instrutor Leon Dênis (Senar-PB), foi sorteada pelo Sindalcool uma colmeia nova com melgueira entre os participantes.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *