Trabalhadores do setor sucroenergético recebem vacinação contra o coronavírus

Uma manhã de proteção e cuidados à saúde marcou a rotina da Comunidade Agroval, zona rural de Santa Rita, nesta segunda-feira (21) e com isso, beneficiou além da população local, dezenas de colaboradores da Agroindustrial Japungu com vacinas da influenza para o público-alvo da campanha, além da 1ª dose contra a Covid-19, direcionada às pessoas dos 50+ anos.

A ação foi realizada graças à parceria da Prefeitura Municipal de Santa Rita por meio da Secretaria Municipal de Saúde que enviou uma equipe multidisciplinar da diretoria de Vigilância em Saúde, responsável pela execução do Plano de Imunização contra a Covid-19 no município e outros programas.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa, a Prefeitura de Santa Rita e a Secretaria Municipal de Saúde demonstram mais uma vez, o compromisso com a população do município, pois a vacinação é muito importante principalmente nessas comunidades, como a Agroval, onde o município tem muitas localidades rurais como Lerolândia, Bebelândia, entre outras, muitas de difícil acesso.

“Para essa população rural, muitas vezes, fica difícil ter que se deslocar à sede do município, e esse comprometimento social de levar a vacina a esse público tem sido demonstrado pela gestão do prefeito Dr Emerson Panta e o secretário de saúde, Luciano Carneiro. Isso possibilita aos cidadãos de Santa Rita o acesso a vacinação, e com isso, poderem ter mais qualidade de vida para viverem dignamente”, destacou Edmundo Barbosa.

Ainda durante as atividades de saúde, foram realizados testes rápidos para a Covid-19, sífilis, hepatites virais e HPV, conforme programação da prefeitura.

Segundo o Ministério da Saúde, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 12 de abril e se estende até o dia 9 de julho, com público-alvo estimado em 79,7 milhões de brasileiros. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários.

O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra a influenza em 2021, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Nesta campanha, os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.

Ainda fazem parte do grupo prioritário, os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Segundo recomendação do Ministério da Saúde, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.