Webinar nesta sexta-feira chama a atenção para o uso de tecnologias no campo

O Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool) está apoiando a Webinar Agricultura 4.0 – O que o Futuro Reserva? – de iniciativa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) através do Polo de Inovação e com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que acontece nesta sexta-feira (5), à partir das 15h00, com transmissão ao vivo, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=Rv2TOtFaIik&feature=youtu.be

O evento será proferido pela pesquisadora e chefe geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá que ainda tem na bagagem profissional, os títulos de analista de sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutora em computação aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é debater os avanços, desafios e as perspectivas da agricultura 4.0 no desenvolvimento agropecuário do país.

O Sindalcool, o IFPB e a Embrapii mantém acordo de cooperação técnica de desenvolvimento de novas tecnologias para as usinas associadas desde novembro do ano passado.

Para o presidente do Sindalcool, Edmundo Barbosa, as usinas na Paraíba têm se diferenciado pela redução de emissões, desde as práticas no campo até o processamento industrial. A utilização de sistemas georreferenciados é uma tecnologia vem sendo utilizada no plantio e na colheita mecanizada de cana. As inovações tecnológicas são incentivadas pelas usinas para solucionar problemas e maior competitividade.

Participam como moderadores da webinar, o professor do IFPB campus João Pessoa, Alex Sandro da Cunha Rêgo e o pesquisador do Polo de Inovação do IFPB-João Pessoa, Salomão de Sousa Medeiros.