Sindalcool promove nesta quarta-feira discussão sobre perspectivas climáticas

O Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), realiza amanhã (28), às 10h00, a palestra Perspectivas Climáticas em parceria com o doutor em meteorologia Alexandre Magno, em plataforma virtual, aberta a todos os interessados pelo link https://us02web.zoom.us/j/82606125699

A redução acentuada de chuvas nos últimos meses atingiu os plantios de cana e a safra deverá ser menor, com volume da cultura de 15% a menos que em anos anteriores. A safra que se inicia agora será de menor produção de etanol e açúcar em razão dos efeitos climáticos, segundo o presidente do Sindalcool, Edmundo Barbosa.

As usinas apontam também os elevados custos de produção dos insumos tanto na indústria, como no campo. Por estas razões, as perspectivas do clima são discutidas e acompanhadas mensalmente pelos produtores.

A precipitação de chuvas é medida todos os dias em cada fazenda para acompanhamento da necessidade de irrigação quando é possível. Como nos meses anteriores as chuvas foram muito escassas, os produtores apontam dificuldades financeiras, uma vez que boa parte do adubo foi paga com dólar mais elevado desde o ano passado.

Como meteorologista, o doutor Alexandre Magno faz parte de uma rede no Brasil para discussões dos modelos de análises meteorológicas. “O evento deverá trazer informações valiosas para todas as culturas agrícolas e conta com um público desde a agricultura familiar, até empresarial”, informou Edmundo.

O evento é mais uma contribuição do Sindalcool para a agricultura da Paraíba.