Assembleia Legislativa adota postura sustentável na defesa pelo abastecimento com etanol paraibano

Os produtores de etanol da Paraíba, representados pelo presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa, manifestaram gratidão pelas redes sociais nesta quinta-feira (24), ao gesto do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdino, ao iniciar a Campanha Complete com E de Etanol que passou a circular nesta semana, em todas as plataformas oficiais de divulgação da instituição, com um forte apelo, justificando os inúmeros benefícios do biocombustível, dentre eles, a redução em 89% das emissões de gases poluentes e geração de mais de 65 mil empregos em 26 cidades.

Dentro da Paraíba, ainda no mês de março, o apelo ganhou o protagonismo e articulação do Sindalcool, que neste segundo semestre, vem adotando novas estratégias nas redes sociais da instituição.

A Campanha Complete com E de Etanol aposta numa mensagem que justifica a opção pelo biocombustível que é mais limpo, mais eficiente e produzido dentro do próprio Estado. A campanha usa as tags: #vaideEtanol #ALPB #paraíba #economiaparaibana #etanol

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Adriano Galdino, ressaltou que esse incentivo desperta o sentimento do paraibano, que segundo ele, confia no que é produzido no Estado. Além disso ele destacou o valores oferecidos nos postos, que custam menos que o da gasolina, por exemplo. “O uso do etanol faz a roda da economia girar no bolso do paraibano e na Paraíba. São mais de 65 mil empregos gerados pela produção do combustível mais limpo, mais eficiente e produzido aqui mesmo”, lembrou.

A ALPB tem realizado debates e ações para que sejam implantadas políticas públicas. Os deputados também aprovaram projetos de lei que incentivam o uso do etanol. Entre eles, está o projeto que revoga a Lei 10.365/2014, que obriga postos a fixarem cartazes que estimulam o abastecimento com álcool. O projeto é de autoria do deputado Tovar Correia Lima, que afirmou que a placa traz prejuízos a economia, e que esse tipo de combustível é ecologicamente correto e traz outros vários benefícios.

Edmundo Barbosa falou do apoio e solidariedade do gestor da assembleia que se tornou protagonista na defesa da bandeira da Retomada Verde, com atitudes em prol da sustentabilidade com o uso do etanol para a redução das emissões do particulado na atmosfera. “Com essa atitude, a Assembleia Legislativa apoia a fabricação dos produtos genuinamente paraibanos, como o etanol, responsáveis pela geração de renda dentro das divisas estaduais”, destacou.

O presidente do Sindalcool destaca que cerca de 76% dos consumidores que chegam aos postos de combustíveis não sabem qual combustível usar. “Os frentistas podem influenciar a decisão favorável do consumidor que chega com essa indecisão”, destacou Barbosa, daí a importância de campanhas como estas, que estimulam o consumo de etanol.

Ainda no Estado, a iniciativa já ganhou apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), entre outros.