Plínio Nastari faz palestra em João Pessoa sobre safra 2023/24 de cana, açúcar e etanol

Na noite da última quinta-feira (20), o Dr. Plínio Nastari, presidente e CEO da Datagro Consultoria Ltda., uma das principais empresas de consultoria do mundo especializada em mercados agrícolas, esteve em João Pessoa para um jantar com fornecedores de cana, produtores de etanol e açúcar, e demais empresários do setor canavieiro da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Na oportunidade, Dr. Nastari fez uma palestra na qual apresentou perspectivas para a safra de cana, açúcar e etanol em 2023/24 no Brasil. A ocasião também representou a abertura oficial desta safra no estado.

Plínio Nastari durante palestra em João Pessoa no último dia 20 de julho

O presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa, detalhou a importância da visita de Plínio para os empresários paraibanos.

A palestra do doutor Plínio foi importante para preparar todos para um período mais difícil e mobilização para novos mercados. Serviu para melhorar a valorização dos produtores de cana, para união e para dar um novo ânimo.  Ele conseguiu trazer a realidade atual de mercado do etanol e sobre o abastecimento do mercado mundial do açúcar. Além disso, deixou claro que qualquer disputa contra o RenovaBio seria infantil”, destacou Barbosa.

O doutor Plínio ainda abordou as consequências da baixa emissão de CBIOs com a redução de metas obrigatórias para as distribuidoras para 2024. Ele apontou novos mercados com foco no SAF, o combustível sustentável de aviação, a partir do etanol. E, destacou a necessidade de investimentos para o abastecimento das empresas aéreas com SAF, o combustível sustentável de aviação, que utiliza na sua produção 2,3 litros de etanol para cada litro do SAF, para reduzir as emissões,  finalizou Edmundo.

Transição energética é o objetivo do arranjo produtivo da cana-de-açúcar

Diante do aumento da produção do etanol de milho, o dr. Plínio incentivou os produtores da Paraíba dizendo: “vocês estão no caminho certo, vocês estão fazendo o que o mundo precisa, temos que defender a capacidade de produção de cana-de-açúcar, etanol e açúcar”. Nas suas palavras, o etanol de milho veio para somar, a produção de etanol de milho já é superior a seis bilhões de litros neste ano.

Concluindo, Nastari apontou a aprovação e a maturidade do “Programa Combustível do Futuro” para a atração de investimentos, aumento da capacidade de produção e maior produtividade.

O programa Combustível do Futuro tem os seguintes objetivos :

i) propor medidas para integração entre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), o Programa Rota 2030, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) e o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET), entre outros;

ii) propor a metodologia de avaliação do ciclo de vida completo (do poço à roda) para fins de avaliação das emissões dos diversos modos de transporte, incluindo as emissões associadas à fabricação dos veículos;

iii) propor estudos para ampliação do uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono, com destaque para especificação de combustíveis de alta octanagem; avaliação das tecnologias da célula a combustível disponíveis para orientar pesquisa, desenvolvimento e inovação; introdução na matriz energética de querosene de aviação sustentável e utilização de tecnologia de captura e armazenamento de carbono associada à produção de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono.